Como fazer o cartão do cidadão

Hoje em dia com tantos programas oferecidos pelo Governo existem diferentes tipos de cartões para cada um desses benefícios, um deles é o cartão cidadão.

Aprenda como fazer o cartão do cidadão
Aprenda como fazer o cartão do cidadão

Ainda há muita gente que não sabe para que serve esse cartão e nem como obtê-lo. Por isso mesmo decidimos trazer hoje para vocês uma matéria completa para você descobrir tudo o que precisa saber sobre o cartão cidadão. Fique por aí e descubra tudo isso já a seguir.

O que é

Para quem não sabe o cartão cidadão é, como o nome indica, um cartão magnético pessoal e intransferível que permite aos seus usuários ter acesso a vários serviços dos benefícios sociais e transferências de renda do governo, além de conferir pela internet dados importantes, como o calendário do bolsa Família e o saldo do FGTS.

Esse cartão pode e deve ser utilizado apenas em canais de pagamentos autorizados pela Caixa Econômica Federal. Afinal o mesmo é emitido pela Caixa e tem como finalidade automatizar o sistema de benefícios do governo, visto que assim fica mais fácil tanto para o banco como para os usuários obter informações importantes.

O que pode ser feito com ele

Com o cartão cidadão é possível:

  • Consultar o saldo, emitir e até mesmo sacar o benefício do FGTS;
  • Ter acesso ao saldo de cotas e sacar o abono e o calendário do PIS;
  • Receber as parcelas do Bolsa Família e de outros dos diversos programas sociais oferecidos pelo Governo;
  • Consultar o calendário dos pagamentos das parcelas e até mesmo receber as parcelas do Seguro Desemprego quando o mesmo for requisitado.

Como fazer

Agora a parte que mais gera dúvidas, como adquirir o cartão cidadão. Vamos então entender como isso é feito.

O cartão pode ser solicitado em qualquer uma das agências da Caixa Econômica Federal ou então pelo Canal Caixa Cidadão, pelo número: 0800 726 0207.

No momento da solicitação é preciso apresentar, pelo menos, um dos documentos listados abaixo:

  • Carteira de identidade fornecida pelos órgãos de Segurança Pública de cada Estado.
  • Carteira de habilitação, dentro do prazo de validade.
  • Carteira de trabalho previdência social.
  • Identidade militar expedida pelas forças armadas ou forças auxiliares para os seus membros ou dependentes.
  • Carteira de identidade de estrangeiros emitida pelo serviço de registro de estrangeiros da polícia federal brasileira.
  • Passaporte emitido no Brasil ou no exterior, registrando no serviço de registro de estrangeiros da polícia federal, quando estrangeiro deve possuir visto de permanência temporária no país.

Além disso é necessário que os documentos fornecidos estejam atualizados e que o beneficiário tenha com ele o seu número no cadastro NIS.

Após a emissão do cartão o beneficiário deverá se dirigir a um caixa ou a um funcionário para fazer o cadastramento da senha.

Com a senha é possível acessar o pagamento, sacar e obter informações sociais administradas pela Caixa de uma forma rápida e automatizada por meio de diversos postos de atendimento, como terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa e claro, na Caixa Econômica Federal.

Pois é gente é muito fácil obter o cartão cidadão, basta dirigir-se a uma agência da Caixa ou então entrar em contato com o Canal Caixa Cidadão.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *